sábado, 24 de marzo de 2012

Problemas da realidade educativa.

Universidade da República.

Faculdade de ciências humanas e Ciências da educação.

Assunto: Problemas da realidade educativa.

5º Semestre.

















Relatório

em 1 de novembro de 2002...

Responsável Ana Maria Luca de Castro para o curso:

Prof.Agda: Adriana Marrero.

Resumo


" 1-Descrição do relatório:" Programa de alimentação escolar e seu impacto



"nutricional"

1.1.-Forma de programa, avaliação, objetivos e modelos utilizados... página 1.

1.2 Estudo e modelos aplicados... página 2

1.3 Resultados da avaliação realizada... página 3.





2. Crítica análise do relatório.

2.1. Documento pontos fortes... página 5.

2.2.- Debilidades...........................................................................................pág 9

3.-Conclusões

3.1.- Reflexión Final............................................................................................pág 11







4.- Bibliografía.....................................................................................................pág 16.

1.- Descrição da escola programa de alimentação do

Uruguai e seu impacto nutricional.



1.1 O modo de programação.

O presente relatório descreve o estudo sobre os impactos nutricionais e educacionais, nível de segmentação, o perfil dos beneficiários e a gestão da escola do programa alimentar (PAE) da ANEP/FAS, efectuado numa amostra representativa estatisticamente das escolas no departamento de Montevidéu, nos anos de 1994 e 1997 pela divisão de Desenvolvimento Social de CEPAL, com o desenvolvimento da OEA, onde uma série de lacunas em relação a diferentes dimensões do programa pode ser identificada.

Tem aspectos de várias perspectivas, pois ajuda a identificar os pontos do programa para consolidar, que devem ser modificadas.

É a primeira pesquisa realizada para analisar com rigor científico e precisão o sentido e o âmbito de seus impactos, bem como as virtudes e os pontos fracos da gestão.

O programa de alimentação presta serviços de acordo com as necessidades definidas para os alunos: pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar ou copo de leite desde 1991 sob centralizada "inspecção da alimentação escolar" dependendo do CEP-ANEP, cujos objectivos são exibidos na Lei N ° 58 de co.DI.CEN.

Avaliação : apresenta unidades de análise em três aspectos:

q Caracterização do perfil sócio-econômico dos beneficiários (o foco do serviço).

q Estudo gestão.

q Avaliação do impacto nutricional e educacional do programa.



O seu objectivo:

Þ Avaliar o impacto nutricional e educacional sobre os alunos de 1º e 4º ano.

Þ Foco Se o PAE atinge a todas as crianças que dela necessitam maioria.

Þ Quantifica r a contribuição nutricional e econômica para as famílias e seu grau de

Þ participação.

Þ Determina eficiência r em termos de custos e qualidade dos serviços.

O modelo utilizados para a avaliação é composta de 10 nutricionistas, 10 técnicos da área social, psicólogos, assistentes sociais e sociólogos liderados por um supervisor no trabalho de campo (1994) e medição (1996). E foi através de duas formas complementares:

ø o primeiro foi uma análise da aplicação de um modelo de quasi-experimental .

ø o segundo consistia em uma análise de comparação das medições entre escolas com ou sem PAE, comparando os indicadores de frequência de repetição e a escola em estratos diferentes em dois anos, das famílias com NBI, digite no trimestre etc.

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Coleta de informações:



Ele é conseguido através de oito formas diferentes modalidade: serviço de inquéritos, entrevistas com diretores, identificação de dados de cada aluno e relatórios da história educacional, levantamentos das famílias, criando um banco de dados com os seguintes indicadores:

ü Cobertura e foco de PAE em escolas privadas.

ü Serviços prestados pelo programa de acordo com as necessidades.

ü Censo de frequentar serviço.

ü Educação e índice de desempenho de repetição.

ü Eficiência e gerenciamento do serviço.







1.2 Estudo e modelo de análise aplicada.

Carried out um estudo em 22 escolas em Montevidéu, caracterizada por um perfil de nível de importância da escola sócio-educativos.

Segmentos do universo é selecionada para estudar em crianças no 1º ano e 4º ano destinatários o PAE.

Ele analisa o perfil social dos estudantes existentes para o PAE, o nível de segmentação é muito elevado, ou seja, com um elevado NBI.

Mostrado nas escolas de alto nível de importância, 8 de cada 10 alunos que freqüentam o programa são pobres, enquanto nas escolas de baixa criticidade 7 de cada 10 estão em tal situação.

Ordem do dia para realizar um censo antropométricos (peso e altura) onde eles construíram indicadores, que são complementados por uma série de variáveis para a descrição das crianças com contribuição nutricional, de direcionamento de famílias pobres, o nível de serviço de cobertura de saúde e desempenho educacional. Usamos três conjuntos de variáveis , unidades de análise em cada situação: nutrição, educação e contexto familiar.

É feito o foco do perfil sócio-económico a importância económica de chefes de família, que fornece serviço, indicadores de habitação e de subsistência, a participação da Comunidade através da promoção capacidade Comissão.

Ele estudou, Serviços de gerenciamento, cada infra-estrutura escolar, equipamentos e o pessoal disponíveis para escolas para fornecer o serviço.

Analisamos o pretendido racionar os custos , fornecer nutricional e perdeu por excedentes.

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1.3. Resultados da avaliação:





§  O relatório mostra que o programa não gera impacto nutricional e educacional positivo não reverter a situação de carência entre crianças que freqüentam o serviço.

§  Você pode ser visto que a diferença inicial aumentou, alta taxa de repetição, abandono e over-age.

§  Não não há nenhum nutrição de impacto em crianças com atraso recrutados a partir o PAE tamanho e peso. Pertença ao serviço não garante uma melhoria e não coloque a criança numa situação diferente para viver no seu contexto familiar.

§  Serve as crianças com problemas educacionais, mas eles têm, mas desempenho do que os não-beneficiários. A probabilidade de repetição é 2,5 vezes superior entre aqueles que não pertencem ao programa. Eles têm 3 vezes mais ausências por ano.

Não gera qualquer impacto educacional.



§  Não há nenhuma padrões objetivos na seleção dos beneficiários do PAE. Acesso que o mestre propõe e onde gerentes têm um parecer favorável sobre o respeito para que a seleção. Tem a maioria das necessidades básicas não satisfeitas, colocação abaixo da linha da pobreza, das casas com risco.

§  O nível de segmentação dos indicadores antropométricos é praticamente nulo, uma vez que uma população significativa não é capturada pelo programa e a maioria dos comensais não tem níveis de desnutrição leve ou crônica. Escolas de alto nível de importância recebem algumas calorias 518.7 e o mínimo para uma nutrição correcta em crianças em idade escolar é 750 calorias. É um défice na sua gestão e problemas de eficiência , resultado do que é chamado Fator de Sobreaclaración. Centros que fornecem mais calorias e proteínas são aqueles que mais sobredeclaran e que não têm necessariamente um estudantes desnutridas ou crítica.

§  Um número de crianças , que apesar de estar em uma situação semelhante , não recebem este benefício.

§  Assinala que gestão nas salas de jantar apresenta déficit em dimensões diferentes, basicamente sobre a Escolha dos beneficiários, administração de recursos, as altas taxas de excedente e marcado aumento na entrada de calorias.

§  Gerenciamento de Serviços e equipamentos nas escolas de alto nível de importância em condições precárias oferecem pessoal e supervisão é regular, o modo de gerenciamento e tabela completa de Comunidade baixa participação em relação aos impactos educacionais e nutricionais das cantinas escolares em Montevidéu.

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§  Em relação à cobertura da PAE e indicadores sociais e da qualidade da aprendizagem

Registros dados significativos da escola falha .

§  Nível de importância alta escolas oferecem que o serviço em uma posição baixa está associado com o tipo de ração de qualidade e variedade da dieta, com um mobiliário precário e falta de pessoal.

§  Metade das famílias não faz contribuições para a sala de jantar não sendo incentivar a participação das crianças para a sala de jantar.

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2. Crítica análise do documento.

2.1. Os pontos fortes do documento.

A atual administração para assumir o seu comando em 1995, passou a desenvolver um diagnóstico e uma proposta de um orçamento do programa de cinco anos. Foram coletadas pelo Parlamento nacional para aprovar a lei n ° 16736 que define os vencimentos, despesas e investimentos para a ANEP.

Esta proposta reflecte as bases da reforma educativa em momentos em que vivem fins de renovação educacional intenso e acelerado. Propostas que causam desequilíbrios que muitas vezes se torna um desafio para a reflexão e mudança.

De uma perspectiva pessoal, é importante destacar e principais objetivos para o qual este documento aponta.,

q Consolidação da eqüidade social.

q Formação e ensino de função dignificar.

q Melhoria da qualidade da educação.

q Fortalecimento da gestão institucional.

A administração entende que para atingir estes quatro objectivos como orientadores linhas de reforma educacional, você deve lidar com eles de forma integrada.Assim que eles projetaram uma série de estratégias específicas.

O tema dos alimentos torna-se da maior importância agora que crianças na maioria das escolas do contexto sócio-cultural crítico, não tem que escolher entre comer na escola ou fazê-lo em casa.: pequeno-almoço, almoço e lanche, são instâncias localizadas no horário escolar. Em muitos casos, almoço nestes sectores marginalizados é somente importante refeição do dia.

Estudos iniciais do escritório da CEPAL em Montevidéu, "o que aprender e aqueles que aprendem nas escolas do Uruguai?" eles advertiram de diferenças significativas na capacidade dos alunos, mas também mostraram associação significativa entre baixas famílias sócio-culturais, especialmente na associação entre níveis baixos de repetição em qualidades inferiores de escola, principalmente no primeiro ano (status do restante incambiada) determinar a necessidade de rever o modelo atual do Escola pública.

O fenômeno atual indica a presença de uma categoria social que, por várias razões, são marginalizados da sociedade, cujas características são: insatisfeito necessidades básicas das famílias monoparentais, ausência de crianças para a escola intermitentemente dando como resultado alunos que não aprendem, falhar e repita.

Como resultado da atividade inicial do presente programa que realizamos uma revisão dos códigos existentes no país e a análise dos processos que ocorreu forneceu uma visão geral da evolução da educação.

Perante esta situação a ANEP define uma série de estratégias para reverter a situação. Através de várias estratégias de reforma educacional enfatiza três aspectos fundamentais para reforçar a educação primária como eixo de integração social:

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  • Extensão do tempo de escola.

  • Avaliação da educação como política social.

  • Integração coordenada dos outro social tais como aspectos alimentares e de saúde.




“..."Procurando a menor combinação possível entre qualidade e quantidade dos gastos públicos, uma avaliação foi feita dos impactos nutricionais, educacionais e sociais do programa de alimentação escolar (PAE) por três anos em que a incidência de comida no peso e altura de uma amostra representativa dos estudantes freqüentam escolas públicas em Montevidéu foi medidos..."(1)



As conclusões deste estudo indicam que, enquanto o PAE relativamente enfoca a análise de alguns indicadores sócio-económicos como índice NBI e da linha de pobreza, do destaque do ponto de vista antropométricos. is positivo do relatório que apesar de esforços conjuntos, não eles se reuniram com os objectivos iniciais.

Perante esta situação, contra a imagem pode ser visto nos resultados, ANEP enfrenta outra estratégia: terceirizar o serviço, tentando encontrar soluções através da modalidade de almoço em bandejas para ultrapassar a contribuição nutricional 750 calorias para que possamos alcançar um impacto.

Também aumentar a qualidade dos alimentos, gastos para melhorar a qualidade e eficiência, oferecendo dois tipos de bandejas com calorias diferentes dependendo da idade.

Este método aplica-se a 119 escolas abrangendo as áreas de privação social elevada. Escolas com alto nível de criticidade em todos os aspectos: social, aprendizagem, famílias nas superlotadas, baixo nível educacional das mães, de acordo com testes UMRE descartados.

O relatório detalha uma identificação das necessidades sociais dos beneficiários do alimento através de um rigoroso levantamento de informações e família as condições sociais e o rendimento dos Chefes de família extensa.

“..."No que se refere aos custos deste programa destaca que 100 calorias em modo PAE tem um custo médio de U$ S 0,316 enquanto essa bandeja é sob a forma de um U$ S 0,212 (excl. IVA) o novo sistema apresenta uma poupança e fornece mais calorias..."(2)

Permitiu queuma variedade de menus, sob rigorosa supervisão de nutricionistas, bem como acontrolerigorosas empresas servindo. Apesar de não ter obtido um impacto desejado, ANEP continua na busca de possíveis fatores explicativas ou determinantes para poder ainda mais desenvolver investigação esforços tanto no campo acadêmico como educação sociológica.

(1)-ANEP, "A educação uruguaia".Situação e perspectivas II, ano 1999.p.16

"(2).-Ob.Cit.""A educação uruguaia" p. 17

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O relatório revela uma realidade que envolva todos os intervenientes: professores, alunos, contexto e todos os componentes axiológicos definidos pelo relacionados, institucionais e sociais.

O resultado mostra que ele não só serve para acumular informações, mas com estes dados reformular outros novos, deveria para ser aberto a novos esquemas para continuar a busca de estratégias melhorar a situação destes sectores sociais desfavorecidos.

Todas as conclusões que vem a este relatório derivam resultados fornecidos por equipes interdisciplinares que forneceu várias estratégias

.Organismos internacionais, apoiado e financiado porque entendem que:



”..."Educação dá às pessoas a oportunidade de ser mais produtivo, escapar da pobreza e melhoria da qualidade de vida..."(3)





É avaliada nível departicipação dos professoresnas decisões de macro educacionais, que foram tomados como dados valiosos fornecidos pelos professores.

“...Uma das razões por que essas crianças aprendam menos é dieta pobre. Má nutrição diminui neuronal desenvolvimento... "()"4)







Uma proposta que não efeitos, mas que apesar do fracasso foi encurtar distâncias para aproximar o défice de fundos próprios, foram feitas tentativas para melhorar a qualidade e oferecer solidariedade nos segmentos da população com elevados níveis de criticidade. Ele apontou para executar uma política compensatória destinada a estudantes do quintil de uruguaia famílias mais pobres e dar-lhes uma chance.

Talvez não foi bom resultado, apesar do impulso dado a este programa porque como ele anuncia o CEPAL:





“.."O alto custo de afetam programas estas são consideradas alternativas validadas a curto prazo..."(5)











((3)-Banco Mundial, criado em julho de 1944 pelo bosque Breton, juntamente com os acordos do Fundo Monetário internacionais são caracterizadas por sua matriz neoliberal.

"(4).-Ramificar, g."Reforma da educação, uma alternativa real "parceiros de impressoras Editorial / fotossistema, Montevidéu, 1999.p33."

(5)-CEPAL, "educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade" Santiago Chile, 1992, p. 211.

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Por meio de reflexão:

O que ele aponta o programa fortemente , é buscar recursos políticas orientadas para r:



ü Incentivar para os filhos dos estratos socioeconómicos mais baixos que permite

para oferecer suporte a esses sectores através de compensadores mecanismos das desigualdades.

ü Priorizar educação em certos sectores com intenção de avançar para o

realização dos princípios, como a eqüidade e igualdade de oportunidades.

ü Deslocamento desvantagens com que a escola entrando.

ü Melhorar a níveis de qualidade e eficiência das ofertas educacionais.

ü Leva em conta os processos e não apenas os resultados. Que significa que ele usa

instrumentos que dão entendimento à dinâmica processual e que não só vai para

dados de desempenho.

ü Dá voz aos participantes, oferecendo parecer por meio de técnicas diferentes do que o

atores são emitidos liberando visualizações.

ü Usa vários métodos para reconstruir e analisar a realidade.

ü é uma avaliação em que não há nenhum critério exclusivo de interpretação correcta do

realidade.

ü Usa uma linguagem simples para fazer juízos.

ü é um relatório que aponta para a qualidade e equidade da educação.

ü Os resultados, apesar de não alcançar o esperado impacto constam do documento.

O estado da infra-estrutura nesta avaliação permitiu observar o funcionamento dos subsistemas escola de acordo com déficit, criando problemas e ver como eles acumulam-se nos subsistemas de desempenho acadêmico inferior onde prevalecem pobreza das famílias.

A acção do PAE é justificado, com o tipo de programa, é uma tarefa relevante como ela exprime o UNICEF com um argumento científico, dizer que os primeiros anos de escola são essenciais para a formação completa do indivíduo.

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2.2. Pontos fracos do documento.

No âmbito das políticas educativas em matéria de programas de alimentação, assume relevância dos indicadores usados são que determinam e terminam receitou formas de acção estratégias de fazem nem sempre compartilhada por todos os interessados directos da situação.

Concentrar-se um projeto como o PME significa especificar os objectivos, definir a população a que se destina, Selecionar estratégias de investimento e use as ferramentas apropriadas para selecionar destinatários.

Não há capacidade para alterar a estrutura institucional?

Existe uma coerência entre a reivindicação social, a estrutura institucional do??

Ele surge com força o velho tema do educador, bem-estar, estado consolidado que falhou em tantos anos para afetar a desigualdade.

Está em causa também a crise que enfrenta nosso país há várias décadas que resultaram em conseqüências negativas. Entre eles, a redução da despesa pública no sector da educação, que trouxe uma deterioração acentuada das ofertas educacionais do setor público.

"A globalização das orientações de política de educação são claramente sustentado sob a bandeira de uma nova concepção de educação que obriga-na repensar a ..." que e para quê e o "como aprender estagiários de um diagnóstico social e cultural que lhes diga respeito..." (6).



Critérios para a implementação destes projectos, a ânsia para medir o impacto, as decisões tomadas têm acentuado um pouco imposto estilo, como por exemplo o programa: "todas as crianças podem aprender".

O relatório impõe rigidez, devido às exigências da época de controle.

O apresentou dados numéricos, tabelas e gráficos, emanadas a partir dos dados obtidos devem ser ratificados.

Critérios para categorização ter sido arbitrário, clara e imprecisa.A falta de indicadores , alegando que o estado do ambiente, tais como: aqueles que são responsáveis para o estudante, desemprego, subemprego, remuneração, marginalidade ou tipo de trabalho, habitação, tipo de construção, disponibilidade de serviços, Equipamento doméstico, taxa de superlotação, número de membros e de parentesco. Cuidados de saúde, da toxicodependência, alcoolismo, violência, falta de documentação, absentismo e abandono escolar etc.; Você pode habilitar outros sub-sistemas de ensino primário para atingir exatamente localizar carentes, chegar a áreas de cuidados e apoio particularistas, obter uma melhor repartição das dotações e alcançar uma priorização do material e recursos humanos.



(6)Cooperação técnica OPP / BID, "rumo a uma política social para crianças, Montevideo, Uruguay, 1994, p. 1."

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Outro ponto é temporalidade. O início da ação é um grampo que em função do qual corresponde à realidade e desejo. O tempo real de proeminente desenvolvimento de acções para a determinação de algumas realizações das experiências deste tipo de projectos nem sempre acompanha vezes o desejo de alcançar a mesma por planejadores alcançar impacto.

Podem ser avaliados em um período tão curto e observar mudanças positivas?

É um ponto essencial, porque põe em jogo muitos jogadores envolvidos. Tempo para trabalhar, o tempo para conseguir, de tempo para mostrar os produtos obtidos.

Este programa está incluído na categoria a curto prazo e deve nesse momento tente e determinar as transformações. Transformações que falharam porque isso é impossível inverter esta situação de pobreza crónica que afecta alguns alunos da NBI muito elevado.

Os critérios de austeridade no âmbito do sector da educação, ajudar a mediar e racionalizar a qualidade da prestação educacional. O impacto nutricional e educacional liderado pela CEPAL, OAS, ANEP, CODICEN reivindicar um custo para as calorias necessárias. Os custos foram medidos e simplificados de uma forma que não tivesse sido tidos em conta as características da população que é dirigido.

O mesmo CODICEN explica não claramente distribuídos como recursos na relação: custo-benefício. Agências internacionais estabeleceram a necessidade de recursos mínimos de 7% do PIB que hoje é inferior a 3%, razão pela qual esses dados confirmam que os impactos não são seguros para obter, mesmo se os projetos estão clara.

A crise na educação basicamente reflete a incapacidade gerencial dos Estados-Membros a assegurar uma gestão eficaz dos serviços sociais.

Torna-se o alimento importante assunto que a criança não tem que escolher entre comer na escola ou fazê-lo em casa.Para muitos deles, este grampo significa, em muitos casos, apenas importante refeição do dia.Este sistema implementado pelo programa: "todas as crianças podem aprender" foi qualificado pelo r: t:d de 1999 como irrefletida, de má qualidade e caro.

“..."Constatamos que o alimento fornecido pelo sistema na maior parte é: desprovido de vegetais crus, com presença de conservantes, pre-congelada, que implica a perda de nutrientes, a ruptura da Cadeia de fria essencial para manter sua comida para consumir livre de organismos..." (7)





“..."Como para a quantidade de alimento, a parte para o garoto de quatro anos é o mesmo que uma criança de 12 anos, revelar-se insuficiente para estas últimas. isso é agravado porque as repetições são restritas..." (8)



(7) - Uma tabela permanente.. T. 2001Im d mayo. Gráficos de oficinas de Gega srl.Montevideo, Uruguay, p. 15

(8).-Ob.. cit. p. 15

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3 Conclusões.

3.1 Reflexão final de.


Nos últimos anos, países latino-americanos iniciaram uma política de rápida mudança educacional, como uma das formas mais promissoras de mudança estrutural.O papel da educaçãocujo objectivo é reforçar a democracia é reconhecido na maioria dos governos. O Uruguai nossa educação pública não é um sistema especializado de educação. É a principal instituição que trabalha para o bem-estar dos nossos cidadãos.Sector da educação, não é um cenário simples de processos técnicos, mas sim um complexo de espaços atravessados por relações de poder e diferenciados grupos de interesse.


“..."A escola tem funções sociais, porque a escola é uma instância fundamental de socialização do indivíduo..." (9)

Quanto a isso a busca de adequadas formas atingir a maestria de que o conhecimento e a discussão de alternativas mais adequadas para a sua distribuição equitativa são um tópico de cada país.

Globalização e o rearranjo colocaram em sistemas educacionais, a responsabilidade de desenvolver e divulgar o conhecimento na sociedade, razão pela qual estas são como instâncias decisivas para o desenvolvimento do potencial futuro da sociedade.Sem dúvida, para além de se aproxima de cada leitor fazer deste relatório, não varia nada a atual situação em que vivem.

Toda a sociedade, Comunidade, família, querem uma melhor educação para seus filhos. Como manifesto de demanda, isso requer quantidade e qualidade...O montante está relacionada com as possibilidades que o Estado tem de conhecer o grupo de idade escolar. E por qualidade, centra-se sobre a prestação do melhor aqueles que confiam na escola pública.

Gestão, é quando ele verifica os objectivos propostos e eficaz é eficiente quando são os resultados esperados com o menor custo possível.



"Gerenciamento é o papel crítico da execução do projeto.""É coordenar o uso dos meios para atingir os objectivos estabelecidos..." (10)

Observe que este relatório, que avalia o impacto do PAE, possui uma estratégica como produtor de valor das informações sistêmica sobre a aprendizagem alcançada pelos alunos e comportamento educacional como um todo.

Depende o uso adequado dessas informações mais de não ter alcançado seus objetivos, ser tidas em conta ao fazer a geração de reheridas de decisões de estratégias para continuar a melhorar os serviços. e como uma lacuna aberta para melhorar a qualidade dos serviços, a produzir ações compensatórias que modificam os resultados detectados.

A base empírica dos problemas definidos na avaliação do impacto do PAE vem de inquéritos para alguns sectores do contexto diferente no quadro do financiamento do Banco Mundial.

(9)-Cadernos pedagógicos, "Sociologia em tempos de reforma", N ° 190, março de 1991, p .p 7-10

(10)-Magnen, r., "os projetos de educação: preparação, financiamento e gestão", UNESCO / OREALC, Santiago

do Chile, 1992.

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Responsabilidade e controlo no domínio da tomada de decisões é concentrou-se na beira e observada uma delegação limitada do poder, que tem como resultado alguma rigidez contraproducente.

Avaliar este projeto é tarefa difícil, dada a complexidade da tarefa. E não o suficiente com detalhamento para fornecer resultados o porquê das falhas. O PAE deve posicionar-se contra estes resultados e comprometer-se a descobrir novos conceitos que sustentam a investigação de possíveis soluções.

“..."Nesse sentido, a investigação deve comprometer-se a um conflito para transformar a realidade..." (11).



O projeto de alimentos e o impacto que pode causar, pode em poucos anos, ele origine alterações nestes segmentos da população e serve como uma ferramenta para fornecer oportunidades educacionais.

Enfrentando a pobreza, com todas as consequências de doenças, desnutrição, desemprego, empobrecimento pessoal e desânimo social, económico e cultural é um desafio enorme.

Educar estas crianças com um elevado NBI é um desafio ainda maior. Desafios para compartilhar com o Estado e não só com as políticas do governo.

É sobre sequelas graves incluindo rastreamento na agenda sócio-económica destes sectores marginalizados ou os programas, como o PAE podia garantir.

Discursos oficiais renovaram o seu repertório. Educação depende de quem não é educação dedicada.

Aplicar este tipo de políticas compensatórias que ter em conta, pelo menos, algumas das necessidades dessas faixas da população devem consultar cada universo de cultura.

O desafio é resolver como produzir uma inclusão na sociedade, combinando a implementação de políticas de eqüidade e justiça social e não apenas a política de oferecer algum serviço sem sequer garantir a permanência dele.

A oficina da UNESCO recomenda: "...""Encontrar um mecanismo de articulação de cada país, entre governamentais e instituições não governamentais que trabalham na área da criança, para adicionar experiências, evitar a dispersão de recursos e permitem um avanço rápido da cobertura de cuidados para crianças..." (12)



Há uma visão ingênua que visa resolver estes problemas da própria educação. Não é um lugar onde os alunos só podem acessar a possibilidade de obter um pequeno-almoço ou lanche. Não é jurisdição tornar-se um espaço onde as deficiências dos alunos, mas dos sectores políticos que retornam à nossa sociedade o que é necessário, eles sustentam os direitos sociais, que contém as demandas básicas da população hoje se traduz como apatia, perda de interesse e as expectativas são resolvidos. Porque para eles a ir à escola não legítima um futuro melhor, ele não irá alargar oportunidades de emprego ou melhorias econômicas.

"Nesse sentido, uma investigação a nível nacional deve comprometer-se a um conflito para transformar esta realidade..."



(11)-Enciclopédia de educação, volume II, ed. oceano, 1999, Espanha, 705-708 p.p

(12).Follari, R, escola Crepúsculo?, ed. magistério do Rio da prata, Argentina, p.-







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