sábado, 24 de marzo de 2012

Preciso planejar.Carlos Matus

Carlos Matus.

Preciso planejar.

Na América Latina capacidade governo pessoal é baixa e é agravada pela baixa capacidade institucional.

Ou falta de peritos em aparelhos burocráticos.

Isso ocorre porque despreza o planejamento e as ciências e técnicas do governo.

Para líderes, política é a arte que não requer técnicas, incluindo planejamento ou ciência.

Matus questionou se o planejamento é uma ferramenta de governos ou para usos técnicos.

Queria saber se você pode se para tornar pública planejamento estratégico o principal instrumento da política do futuro.

Planejamento:

Planejamento refere-se ao cálculo que precede e preside a ação.

Isso seria suficiente para tomar decisões?

Há 3 variáveis para esta resposta:

( a) do horizonte temporal: (o tempo, o presente, cinco anos ou 30?)

( b)(( b) sistematicamente: métodos, teoria, intuição ou experiência)

( c)(fazer dimensiones: análise do cálculo anterior ay cadeiras para ação: modo de exibição parcial ou global ou situacional?).

Pode acontecer que:

1 ).-Um cálculo assimétrico, parcial e imediato e intuitivo em uma determinada área, sem saber as consequências e condições futuras(ejemplo:_vida_cotidiana)

nunca será um esforço de planejamento porque carece de forma sistemática e amplitude situacional.

2).-Cálculo situacional imediato tem miopia, superou a intuição imediata, procura superar, mas se é sistemática é míope.

(3)-Articulada cálculo situacional: é os decisores políticos de maneira e planejadores devem executar a tarefa.

O cálculo sobre o futuro é sistemática, ou com suporte na teoria e métodos de conseguir uma articulação entre o cálculo situacional imediato e o cálculo situacional do futuro. Este articulado e cálculo sistemático é o que chamamos de planejamento.

O estadista menos político se move no desafio situacional.

A tecnocrata Planner é a área da cálculo departamentalizado.

Estratégico-situacional possui um campo de visão mais macro.

Todos os três estão localizados em diferentes espaços de cálculo, portanto seu diálogo é difícil.

Assim a política afasta de planejamento e planejadores da realidade.

Cálculo articulado e sistemático para o Calc é mais poderoso... situac. Imediata.

Postulados: Estas hipóteses ou argumentos reforçar o caso dos teóricos sociais como ferramenta de liderança ou Governo dos diferentes actores sociais. de planejamento

(1).-Planejamento precisa de uma relação entre presente e futuro.

A racionalidade da decisão depende o que acontece amanhã.

Necessário prever possibilidades de amanhã Projetando com antecedência o

Ele deve ser hoje. O homem não traz o futuro para o presente, recusa-se, portanto, planejar.

(2).-É necessária para prever quando a predição é impossível. O que vai acontecer amanhã ou é previsível. Ser uma previsão que envolve criar vários planos, é preciso planejamento para antecipar o potencial, em acções e ser uma acção atempada e eficaz.

(3).-Foresight é necessária para reagir ao surpresas.

Ele é fornecer planos reativos para reduzir o impacto ou danificá-lo causas e corrigi-lo.

(4)-Mediação entre seu passado com o futuro. Precisa de praticar como mediação entre o passado e o futuro de aprendizagem .

(5)-Você precisa de uma mediação entre conhecimento e ação. Ele deve ouvir a todos os intervenientes diferentes com diferentes pontos de vista.

(6)-Coerência global com ações parciais dos parceiros sociais é necessária.

Cada um tem sua visão, mas isso não garante um resultado global. Você precisa de uma racionalidade central. Saber articuladas ações parciais.

Triângulo de governo:

Direta significa escolher um endereço, a capacidade de continuar apesar dos obstáculos.

Regra significa articular 3 variáveis:

Projeto do governo

















Propôs objectivos e mídia


Capacidade de governação do sistema













Grau de dificuldade da proposta


Governo













Ser um especialista para conduzir


Epistemologia do planejamento :

Matus revoluciona o planejamento tradicional ou normativo.

Onde o ator que planeja está fora ou sobre a realidade planejada.

Para ele o planejamento tem o rigor científico que leva a conhecer a actividade prevista (ontológica) não é apenas o gerenciamento de tarefas, mas que deve haver uma racionalidade, um protocolo anterior.

Cálculo interativo.

Processos repetitivos limitam-se a descobrir as leis. Se não houver criatividade aberta mais de tradição.

A diferença entre processos repetitivos e criativos é importante para a teoria de um planejamento.

O primeiro são cobertos por uma política de planejamento, porque estas leis permitem prever. Com alguma aproximação os efeitos de um plano sobre a realidade. O plano identifica-se com o controle de um sistema cujo funcionamento é conhecido.

Sistemas que são criativos força a um planejamento mais complexo onde aparece o cálculo interativo com grande incerteza. Domina a relação nestes sistemas: respuesta de iniciativa que gera o acórdão estratégica e o ação interativa.

É incerto, porque você não conhece o plano do adversário.Cálculo interativo opõe-se ao cálculo dos parâmetros com base na previsão. O cálculo interativo está aberto a muitas possibilidades em um sistema criativo.(ver página 129)

Postulados















Eu - Planner (assunto) é colocado fora ou sobre a situação de plano (objeto) e está sozinho. O assunto pode ser controlado para o objeto.O assunto tem uma relação unidirecional com o objeto.

II — encontre a necessidade de alvo de um diagnóstico da realidade.Cada acotr que planejam corresponde a um único diagnóstico.

III - A verdade objetiva conduz à formulação de leis gerais. A lei prevê, antecipa, normaliza.

IV - O ator não compartilha, assim ou tem adversários. É um desígnio da "deve ser" quem discorda que "tende a ser"

V - se você tiver ou concepção de um "deve ser" não envolvido incerteza ou probabilidade e tudo é restritiva. Pode haver problemas cuasiestructurados.

VI - tudo é reduzida em conformidade com o plano para atingir metas.

A situação final é conhecida.















O planejador é na realidade a planejar. Ele coexiste com outros atores sociais. Ele não faz distinção entre planejador s. e o. Planificado.Você não tem o assunto segurado que vai ser capaz de controlar tudo, porque ele depende a ação do outro. Isto implica que a tensão ou a busca de controle avançado. Ele perde a capacidade de controle.

II - não é mais verdade possível ou apenas diagnóstico e objetivo. Pode haver uma explicação situacional onde cada assunto explica a realidade de sua posição leis gerais não só podem ser construídas. O planejador de entra um jogo estratégico.

III - O ator está relacionado a outros: adversários ou aliados. Que exigem o cálculo interativo ou sentença estratégica. A predição é impossível e deve ser substituída pelo tempo.

IV - planejamento deve superar a resistência de outros que têm seu próprio plano. Ele deve concentrar a atenção sobre a situação. O objeto ou ela recusa-se apenas a ser planejada, mas que ele planeja próprio.

V como o planif. Realizadas em um ambiente difícil, você não pode pensar sobre possibilidades. Nós deve lidar com problemas cuasiestructurales.

VI - qualquer luta de poder para os objectivos relativos ao final está aberta para milhares de probabilidades.


P lanificación tradicional planificación estratégica situacional.

Bem estruturado, problemas e cuasiestructurados. (página 153)

Sistemas criativos e o sist. repetitivos geram diferentes tipos de problemas. Sistemas que seguem leis geram problemas bem estruturados. Criativos cria problemas cuasiestructurados.

Planejamento situacional lida com sistemas e cuasiestructurados problemas e seus métodos de tentam ajustar à realidade como ela é.

Cuasiestructurado significa "mais ou menos" estruturado.

A diferença entre estruturado e cuasiestructurados é de suma importância para compreender como se aproximar de uma análise de um sistema ou um problema gerado nele.

Ao contrário de um jogo, problemas sociais não têm uma solução correta que é reconhecida e aceito como tal por todas as partes que são afectadas pelo problema ou tem uma opinião sobre ele.

Homens de acordo com Matus estão dentro dos limites entre o problema das pessoas e os problemas são difusos.

A solução dos problemas traz como consequência:

( a) existem outros problemas geram outros problemas.

( b) Aparecer outros problemas que não existem ou não estavam presentes.

( c) o problema pode adquirir maior potencial.

A atitude do Planner é estar alerta e permanentemente exibir






















Problemas bem estruturados:

1 - As regras e as relações do Homem são precisos, claros, sem alterações.

As regras existem antes de resolver o problema e permanecem os mesmos após a solução.

2 - O homem está fora do problema e está relacionado a ele somente para tentar resolvê-lo.

4 - A solução não cria outros problemas. (eficácia).

5 - As fronteiras do probl. E o sistema que eles são definidos.

As regras contêm conceitos relevantes para a solução.

6 - Relevantes para o problema de espaço e tempo são definidas nas regras.

7 - As variáveis do problema são dadas.

8-Faça não combine qualidade e quantidade.

9 - As possibilidades de solução está contida nas instalações do mesmo. As soluções são conhecidas.

10 - O problema um desafio acessível com objectividade.

11 - O sistema e problemas são soluções estéticas e elegantes.








Problemas de Cuasiestructurados:

1 - O problema é determinado pelo relas, mas estas não são iguais para todos. O hs cria regras e mudá-los para resolver problemas.

2 - Homem está dentro do problema. A solução de u problema gera outros problemas-

3 - O problema e as fronteiras do sistema são tênues.

4 - Homem cria as possibilidades de solução.

5 - O problema está entrelaçado em sincronia e diacrónicamente com os outros.

6 - O espaço e tempo são relativo para homens de diferentes posições relacionadas ao problema.

7 - O sistema é criativo e variáveis não são dadas, nem conhecido ou finito.

8 - Irá combinar qualidade e quantidade.

9. As possibilidades de resolver o problema são criadas pelo homem.

10. O probl. É um desafio político-social mesmo que você tenha dimensão técnica. Objetividade não é possível.

11. O sistema e o probl. Não se prestam a estética ou a elegância e, por conseguinte, Shun e o ensino e pesquisa.


O conceito de diagnóstico não expressa uma verdade óbvia: a mesma realidade apresenta diversas situações para jogadores diferentes. Se alguém precisar de informações sobre esta situação ele deve explicar a situação de cada participante.

Produção social como um jogo.(p. 173)

O fenoestructuras acumulado das capacidades e habilidades ocorre cccccccvvbbbn

Este processo social combina muitos atores que não respondem a um mesmo comando. A estrutura social não é uma estrutura hierárquica e é comandada por um chefe que faz processo coerente,

Um jogo é competitivas desigualdades entre sujeitos a regras que, como cumulativa e história, ao mesmo tempo impedir o caos no processo, eles regulam as vantagens adquiridas.

Um jogo lúdico tem regras equivalentes para o social do jogo. A qualquer momento há uma realidade que muda e cada nova realidade é uma modificação do anterior.

Movimentos são a maneira de mudar a situação através de ação humana.

(Antes de prática) Sensoriamento regras são geoestructuras .Premiado com identidade diferente de outras situações. Define quem são os atores, o número, suas capacidades e o joga possível.

Os atores são e acumularam recursos de direção e produção: são fenoestucturas. homem nuclear e outras fenoestructuras física. As jogadas feitas por jogadores como fenoestructuras a cada momento a produção do sistema. Alguns perder e outros ganham do que a situação do jogo muda após cada movimento e mudança e é diferente para cada um deles.

Ocorrências e criativos estão dentro do intervalo que permitem que as regras do jogo

Existem regras não escritas que aponta para os valores. Movimentos podem ser capaz de mudar as regras do jogo. .eso (criativa sucessão de jogos) não teria um fim fechado. Ele estaria sempre aberto

Outra diferença está relacionada com os objectivos. E o sistema social os atores sociais têm objetivos que não são apenas diferentes, mas conflitantes. A produção (fluxos) e fenoestructuras (acumulações) existem ou ocorrem dentro da produção do espaço social em jogo, enquanto os genoestructuras são regras que determinam que o espaço. Estas são muito estáveis, e quando eles forem marcados grandes mudanças na história.

Existem dois tipos de conflitos sociais: aqueles que surgem na competição para alcançar os objetivos mutuamente exclusivos dentro do jogo, aqueles cujo propósito é mudar o jogo.

A realidade em que vivemos é muito mais complexa do que a superfície de contato que ela tem com a gente. Fatos, eventos, ações e itens que fluem como produção. É que a nível dos fluxos de produção social, que respondem a capacidade acumulada no sistema .esas capacidades são os fenoestructuras, que são estruturas diferentes de mus entre fatos, eventos e alimentação, são acumulações sociais. criar ou determinar o fluxo de produção social.

Uma parte dos fluxos de produção não consumida na prática social e acumula-se como fenoestructura. Certos fatos, eventos ações e mercadorias são fenoestructuran e são consideradas novas capacidades de produção.

O fenoestructura é um acúmulo de qualitativamente diferente do conjunto de fluxos de trabalho que gera.

Os genoestructuras só existem no espaço permitido pelo genoestructuras

Os atores sociais são fatos que são genoestructuran como regras do jogo social.

Isto tem importância e a explicação situacional e planejamento.

Às vezes nós colocamos objectivos fora do espaço da variedade das regras existentes.

Segue-se então que ou jogador tem 4 opções ou formas interagem no jogo:

(a)- competir em sincronia a aceitar as regras e considerando acumulações, o jogador assume como dato para o genoestructuras e o fenoestructuras inicial.

(b)-competir diacrónicamente: regras aceites, procurando o caminho construir próprio e deteriorar-se de seus oponentes para ganhar recursos que desequilibren a nosso favor.

c. - revolucionar ou reformar o jogo: seu objetivo é mudar as regras do jogo iniciais, embora ele enviados para o genoestructuras em sua casa.

(d)-confrontando o jogo: combat desde o início fora suas regras usando métodos acessíveis, mas rejeita a genoestructuras (anarquista) destruir o jogo.

(O planejamento é um tipo de jogo estratégico com um final incerto no qual não temos claro onde queremos ir deve ser cuidadoso.) O planejamento tradicional e a política tem um período muito curto (3 anos) os outros 2 anos afastado de olhar no que podemos dizer da coisa feita.)



Conceito de situação:

A idéia de estar envolvido em uma situação de ser e de estar em uma situação, juntos para divulgar e explicar dentro ou a partir, é uma contribuição de alguns filósofos e psicólogos. Explicar a realidade que existe é considerar o papel dos outros atores e penetrar em suas explicações. O significado não existe fora da situação.

Caso contrário, a explicação seria incompleta.

De acordo com Ortega y Gasset, uma idéia é sempre reação de um homem em uma determinada situação de sua vida.

Precisa saber a realidade e não há diferença entre o diagnóstico tradicional e explicação situacional. O diagnóstico é um monólogo que alguém não localizado de acordo com sua própria visão.

A avaliação situacional, é um diálogo entre um ator e outros intervenientes, cujo conto assume um dos atores.

Resumindo:

(a).-a situação é um pé forçado para o ator social.

(b)-ação ou tem significado fora da situação.

(c)-para explicar algo é o diálogo com a situação

(e).-não há nenhuma ação a distância, ele atua apenas no presente

Para outro autor (Gadamer), diz que: situação significa que nós não são dele e não consegue ver objetivamente. Estamos sempre a situação.

O conceito de situação desenvolvida em situações de planejamento tenta lidar com essa complexidade e traduzir a categoria de nível operacional de u de formação social. Para isso é necessário:

(1).-fazer a diferença e periodização de mudanças sociais que ocorrem e a formação social, com o critério do ator na situação.

(2)-selecione um conjunto concreto aspectos é relevante para a ação de um ator que está dentro de realidade explicada.

(3).-Identificar níveis de realidade que condicionar e determinar as restrições e capacidades dos intervenientes para produzir eventos capazes de atingir os objectivos.

(4)-Especifique que explica a realidade e reconhecer que tal explicação é uma forma específica de compreensão e relacionamento com o ator e a situação. Tem qualquer explicação ou autor.

(5).-o ator que explica a realidade é um entre vários atores que coexistem na mesma com conflitos e que a realidade suporta várias explicações diferentes e todos verificáveis.

Crítica do planeamento da política económica:

Chamamos planif. com regras para o que é reduzido ao domínio económico, ignora que existem adversários, distintos variáveis I e sistema, composto de agentes económicos que operam de acordo com comportamento, considera as relações de poder político como algo exógeno ao seu método e define o planejamento como um problema de concepção e cálculo com problemas económicos bem estruturados.

Ele procura resolver 2 problemas:

(1).-o design consistente "deveria", é a nível dos objectivos ou os meios de-los.

(2).-sobre a viabilidade económica dos objectivos e meios dados ou quadro de aceitação política de ambos. É reduzida a um problema de design da política económica.

Planejamento. Tradicional é:

Regras: é prescritiva é conveniente e leva a relação causa-efeito.

O planejamento é uma mediação entre conhecimento e política design ação prescritiva é problema dos governantes e políticos.

é técnico e neutro: porque declara objectivamente aplicável para qualquer ator, em qualquer circunstância e qualquer propósito.

É económico : é um cálculo econômico não relacionado com o contexto político e efectuado o plano. Sua teoria baseia-se na economia. Se os adversários: monopolizam capacidade de planeamento para um único actor (Governo), sem que outros social obriga plano.

Alguns: porque esquecer incerteza sobre os comportamentos e respostas que ultrapassam o poder da Planner. Trabalha com planos sem variantes e ignora a incerteza.

Médio: ou há planejamento do dia-a-dia. Só tem o futuro.

Inconsistente : porque o nível teórico causa uma divisão entre a história e plano, o diagnóstico é a história do acúmulo de problemas e uma solução deles.

Discursiva : identifica o plano com um discurso de política.Não é prático ou operacionais.

Administrativas:

Porque abrange o âmbito econômico e/ou tem ferramentas para lidar com o social.

Oficial: porque responde a um planeamento técnico e para o governo.

Insincera : porque é incoerente e inconsistente

Tempo de execução : os objectivos têm calendário que impor a mudança situacional, o tempo é linear e uniforme para todos.

Todos esses recursos expõem as limitações do planeamento da política , mas isso não invalida a dimensão política que deve ter qualquer plano. Enriquecê-lo com tiras de planejamento, estratégicas, a neutralidade, a rigidez e o auto-domínio economicamente servir como desenho em um plano estratégico situacional. Podemos rejeitar o planeamento da política, mas não a dimensão política que é inerente a todo o planejamento.

O plaificac. Situacional é uma superação do planif. Com regras.

Original : porque identifica el plan con un discurso normativo .

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